Lembranças de Itaipuaçu no meu jardim

1 abr

No início da semana, tive o prazer de (re)conhecer a Praia de Itaipuaçu, em Maricá-RJ. Tenho um carinho especial por aquele lugar, pois lá vivi meus primeiros anos de vida. Foi difícil controlar a emoção diante de tantas lembranças, mas confesso que o pior mesmo foi encontrar o lugar em condições tão precárias.

Itaipuaçu está perdida no tempo. As ruas continuam sem asfalto, completamente esburacadas. O terminal rodoviário até hoje não foi construído. Nem a coleta de lixo funciona. Cadê a Prefeitura de Maricá, que arrecada impostos altíssimos de Itaipuaçu?

O mais divertido do passeio foi contemplar a imensa variedade de plantas e flores cultivadas no local. Há uma infinidade de hibiscos, bouganvíleas, palmeiras, manacás-de-cheiro, amor-agarradinhos, buxinhos e etc. Fiquei doida!!! Essas espécies se dão muito bem por lá.

É claro que tive que trazer umas mudinhas pra minha varanda. Elas estavam me chamando!! Trouxe maria-sem-vergonha, onze-horas e bela-emília. Essas espécies gostam de sol, estão sempre floridas e são super fáceis de cuidar. Ou seja, perfeitas pra minha varanda!

Maria-sem-vergonha

Onze-horas

Bela-emília

Logo após a chegada das meninas, preparei um vaso especial para cada uma delas, com argila expandida (aquelas bolotinhas marrons) e terra adubada. Plantei estacas de onze horas para produzir mais mudas. Elas não têm mistério: é só quebrar os galhinhos em várias partes e enterrar uns 2cm. Como pertence à família das suculentas, a onze-horas não gosta muito de água. Então, é bom ter cuidado para não encharcar a plantinha.

A maria-sem-vergonha me deixou tão desavergonhada que vesti minha cara-de-pau e trouxe-a com raiz e tudo! rsrs Foi mais fácil plantar. Agora, quanto à bela-emília… ah! estou completamente apaixonada por essas florzinhas azuis!!!!!! Ela é uma espécie de trepadeira com galhos semi-lenhosos que ficará linda contornando as grades da minha varanda. Preparei as estacas e tô torcendo pra elas vingarem. Vejam só que belezura:

Foto: André Masini

São flores tão lindas e rústicas quanto a bela Praia de Itaipuaçu. Uma doce lembrança para encher meu jardim de alegria.

Beijim,

Magalice

Deixe um comentário